Carga Horária: 68h
Ementa: Os eixos epistemológicos das ciências sociais e o ensino da história e da geografia. As teorias da história e do pensamento geográfico. Objeto e categorias de análise da história. Objeto e categorias de análise da geografia. O espaço e o tempo na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. Procedimentos didático-metodológicos no ensino da história e da geografia para a educação infantil e para os anos iniciais do ensino fundamental. Concepções e orientações para o ensino da história e da geografia no referencial curricular e nas diretrizes curriculares. Diferentes linguagens escritas e não-escritas, internet, programas e softwares educativos como estratégia para o ensino de história e geografia.
Bibliografia
ALBUQUERQUE JR., Durval Muniz de. História: a arte de inventar o passado in: Caderno de História. Natal: UFRN, vol 2, nº 1, jan./jun. 1995. p. 7-12.
ANTUNES, Aracy do Rego et al. Estudos Sociais: Teoria e Prática. Rio de Janeiro: ACESS, 1993.
CARDOSO, Ciro F. Domínios da História: Ensaios de Teoria e Metodologia. Rio de Janeiro: Campus, 1997.
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário