Carga Horária: 68h
Ementa: A evolução das ciências naturais, o conhecimento científico e seu processo de ensino e aprendizagem. Os pressupostos metodológicos para o ensino de ciências na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. O currículo de ciências na perspectiva dos paradigmas vigentes. Concepções e orientações para o ensino das ciências no referencial curricular e nas diretrizes curriculares. Diferentes linguagens escritas e não-escritas, internet, programas e softwares educativos como estratégia para o ensino de ciências.
Bibliografia
HERRERA, B. O. e PORTO, V. B. Vida e Ambiente. Fortaleza: Ed. Demócrito Rocha, 2001 (Coleção Magister), 146p.
KINOSHITA et al. A Botânica no Ensino Básico – Relatos de uma Experiência Transformadora. São Paulo: Editora Rima, 2006. 146p.
PRIMACK, R. B. e RODRIGUES, E. Biologia da Conservação. Londrina, PR: Gráficas e Editoras Midiograf. 2001. 327p.
RICKLEFS, R. E. A Economia da Natureza. 5ª Edição.Rio de Janeiro: Ed. Guanabara Koogan, 2003. 503p.
SBPC. Coleção Ciência Hoje na Escola. 2000. 10 vol
 
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