Carga Horária: 68h/a
Ementa: Discussões sobre metalinguagem e gramática no ensino de língua portuguesa. Gramática normativa versus gramática descritiva e a relação do ensino da gramática com a produção escrita da criança. Origem e classificação da literatura infantil. Importância da literatura infantil para a formação de leitores e escritores. Concepções e orientações para o ensino da língua portuguesa no referencial curricular e nas diretrizes curriculares. Diferentes linguagens escritas e não-escritas, internet, programas e softwares educativos para o ensino da língua portuguesa.
Bibliografia
CURTO, Luis Maruny; MORILLO, Maribel M; TEIXIDO, Manuel M; Escrever e ler: como as crianças aprendem e como o professor pode ensiná-las a escrever e a ler. Porto Alegre, 2000.
CORREA, Letícia M. Aquisição da Linguagem e Problemas do desenvolvimento lingüístico. PUC-Rio. São Paulo, 2006.
FERREIRO, Emília (org). Relações de (in)dependência, oralidade e escrita. Artes Médicas. Porto Alegre, 2004.
KRAMER, Sônia; OSWALD, Maria L. Didática da Linguagem: ensinar a ensinar ou ler e escrever? Papiros. São Paulo, 2001.
VYGOTSKY, L. Pensamento e Linguagem. Martins Fontes. São Paulo, 2005.
 
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