sábado, 24 de dezembro de 2016

AVALIAÇÃO EDUCACIONAL

Carga Horária:68h
Concepção teórico-metodológica da avaliação educacional. A avaliação como instrumento de formulação da política educacional. Sistema de avaliação institucional no Brasil e no Ceará. Indicadores de desempenho e seus desdobramentos na proposta pedagógica da escola.

Ementa: Estudar os paradigmas avaliativos, a historicidade dos conceitos de avaliação e as principais tendências e perspectivas de avaliação presentes no ensino brasileiro. A avaliação do processo educativo: natureza, concepções, procedimentos e instrumentos técnico-metodológicos.

Bibliografia
HOFFMANN, Jussara. Avaliação da Aprendizagem Escolar. São Paulo: Cortez, 2001.
PERRENOUD, Philippe. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens. Porto Alegre:
ARTMED, 1999.
SANT'ANNA, I.M. Por que avaliar? Como avaliar? Critérios e instrumentos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.
AFONSO, Janela Almerindo. Políticas Educacionais e Avaliação Educacional. Portugal:
Universidade do Minho. Centro de Estudos de Educação e Psicologia, 1998.
DEMO, Pedro. Avaliação Qualitativa. 5. ed. Campinas: Autores Associados, 1995.
LUCKESI, C. Avaliação da Aprendizagem na Escola: Reelaborando Conceitos e Recriando a Prática. Salvador: Malabares Comunicação e Eventos, 2003.

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