sábado, 24 de dezembro de 2016

HISTÓRIA I NO ENSINO FUNDAMENTAL

Carga Horária: 68h
Ementa: Noções de Tempo >> formação dos conceitos e métodos históricos em situações pedagógicas. Pesquisas e práticas de ensino da história para os anos iniciais do ensino fundamental. O lugar onde a criança vive: sua cidade e seu escado. O uso de documentos escritos: jornais, literatura e outras fontes escritas. Documentos não-escritos: museus, patrimônio histórico e “lugares de memória”. O uso de imagens: fotografia, cinema, TV, audiovisuais. A linguagem cartográfica (trabalho com mapas); estudo do meio. Uso da dramatização e expressão rítmica. Uso de outras linguagens: teatro, rádio, disco, informática, etc. Temas emergentes no ensino da história.

Bibliografia
LOPES, E. T. & GALVÃO, M. História da Educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.
MANACORDA, M. A. História da Educação: da antiguidade aos nossos dias. São Paulo: Cortez, 1995.
SPEDO, H. M. L. História da Educação no Brasil e Leituras. São Paulo: Tonsom, 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário