sábado, 24 de dezembro de 2016

EDUCAÇÃO ESPECIAL

Carga Horária: 68h
Ementa: Educação especial. Conceitos. Definições. o aluno com necessidades educacionais especiais. Estrutura e funcionamento da educação especial na educação básica. Políticas e Modalidades de atendimento; salas de recursos; tipos de deficiências: visual, auditiva, mental, altas habilidades, distúrbios de comportamentos; educação inclusiva.

Bibliografia
BRASIL, Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica/ Secretária de Educação Especial MEC; SEESP, 2001.
CASTRO, S.L., & Gomes, I.Dificuldades de aprendizagem da língua materna. Lisboa: Universidade Aberta, 2000.
GONZÁLES, José Antonio Torres. Educação e Diversidade. Bases didáticas e organizativas. Trad. Ernani Rosa. Porto Alegre: Artmed, 2002.
JOMTIEN, Taillândia. Comissão Institucional - Conferência Mundial sobre Educação para todos. Declaração mundial sobre educação para todos e Plano de ação para satisfazer as necessidades básicas de aprendizagem. UNICEF, PNUD, UNESCO e Banco Mundial. Ref. Sec. Exec. Waidi D. Haddad, 5-9 de março de 1990: Rev. UNICEF, Brasilia
MITTLER, Peter. Educação Inclusiva: contextos sociais. Trad. Windyz Brazão Ferreira. Porto Alegre: Artmed. 2002.
RODRIGUES, David (org.). Educação e Diferença: Valores e práticas para uma educação inclusiva. 7. Coleção Educação Especial. Portugal: Porto Editora, 2001.
TAILLE LY, OLIVEIRA MK, DANTAS H. Piaget, Vygotsky, Wallon. Teorias Psicogenéticas em Discussão. 3ª ed. São Paulo, Ed. Summus, 1992.

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