sábado, 24 de dezembro de 2016

DIDÁTICA GERAL

Carga Horária: 68h
Ementa: A fundamentação teórica e os instrumentais básicos necessários à reflexão e à construção de uma prática docente crítica e comprometida com o processo de democratização do saber escolar e da própria sociedade. A construção da unidade: objetivos – conteúdos - métodos enquanto eixo das tarefas docentes de planejamento, direção e avaliação do processo ensino - aprendizagem.

Bibliografia Básica
ALMEIDA. Ana Maria Bezerra de. SOARES. José Rômulo. SALES. Josete de Oliveira Castelo Branco. BRAGA. Maria Margarete Sampaio de Carvalho. CAVALCANTE. Maria Marina Dias. LIMA. Maria Socorro Lucena. Didática Geral. Fortaleza, RDS, 2009.
Complementar
ALVES, Nilda.(org.) Formação de Professores: pensar e fazer. São Paulo: Cortez, 1993.
ANDRÉ, Marli E. D.. O papel mediador da pesquisa no ensino da Didática. IN: Alternativas do ensino da Didática. São Paulo: Papirus 1996.
BRANDÃO, Zaia (org.). A Crise dos Paradigmas e a Educação. São Paulo: Cortez,2001.
CUNHA, Maria Isabel. O bom professor e sua prática. 8ª ed. São Paulo: Papirus, 1999.
CANDAU, Vera Maria (org.) A Didática em Questão. Petrópolis: Vozes, 1998.
FREIRE, Madalena(org.) Avaliação e Planejamento: a prática educativa em questão. São Paulo, Espaço pedagógico.
GADOTTI, Moacir. Concepção dialética da Educação: um estudo introdutório. São Paulo: Cortez, 1995.
IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2000.
LIBÂNEO, José Carlos. Tendências Pedagógicas na Prática Escolar
_________. Didática. São Paulo: Cortez, 1990.
MOYSES, Lúcia. O desafio de saber ensinar. 3ª ed., Porto Alegre:Artmed, 2000.
NÓVOA, Antônio (org.) O professor e a sua formação. Lisboa: D. Quixote, 1992.
PIMENTA, Selma Garrido e GHEDIN, Evandro (Orgs.). Professor Reflexivo no Brasil – gênese e crítica de um conceito. São Paulo, Cortez, 2002
RUSSO, M. Angélica. Didática: uma proposta reflexiva. Ceará: Ed. Premius, 2001.
SCHÖN, Donald. Formar professores como profissionais reflexivos. Lisboa: D. Quixote, 1993.
SOARES, Suelly Galli. Arquitetura da Identidade sobre Educação, Ensino e Aprendizagem. São Paulo: Cortez, 2000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário