Carga Horária: 68h
A Ciência como construção humana, historicamente contextualizada. As ciências naturais e a história: tendências dominantes. O conhecimento científico e o senso comum na escola. A formação do professor de Ciências: atitudes de pesquisa e busca de autonomia. Relações entre Ciências e Tecnologia. O ser humano e sua relação com o meio ambiente. Ser humano e saúde. A pedagogia de projetos para o ensino de Ciências. A Formação pela pesquisa: observação, levantamento de dados e experimentação. Estudo dos conteúdos de ciências naturais propostos no referencial e nas diretrizes curriculares. O trabalho metodológico em sala de aula: sujeitos envolvidos, planejamento, recursos materiais e humanos e a avaliação. A interdisciplinaridade e o Ensino de Ciências. Conceito e abordagem de Ciência, Tecnologia e Sociedade.
Bibliografia
BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental - Parâmetros Curriculares Nacionais. Introdução – Vol. 04. Ciências Naturais e Temas Transversais. Vol 09 – Meio Ambiente e Saúde. Brasília. MEC/SEF, 1997.
CARRALIER, Terezinha Nunes. Aprender pensando. Petrópolis: Vozes, 1996.
INGRAM, Jay. A Ciência na vida cotidiana. Tradução Cláudia G. Duarte, Ediouro, 1999.
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário