sábado, 24 de dezembro de 2016

LINGUA PORTUGUESA I NO ENSINO FUNDAMENTAL

Carga Horária: 68 h/a
Ementa: O ensino da leitura. Estratégias de leitura e níveis de compreensão leitora. Ensino da escrita. Concepções de escrita com a postura didático-metodológica. Caracterização de Gêneros orais e escritos para o ensino fundamental. Oralidade, variação e escola. Análise de livros e matérias didáticos para o ensino da linguagem.

Bibliografia
FÁVERO, Leonor Lopes. Coesão e Coerência Textuais. São Paulo: Ática. 1991. p. 62 – 69.
KOCH, Ingedore G. Villaça e ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2006. p. 57-73.
MALUF, Ma. Regina (org.). Metalinguagem e Aquisição da Escrita – Contribuições da pesquisa para a prática da alfabetização. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003. p. 119-148.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Da fala para a escrita. São Paulo: Cortez, 2001.
SOLÉ, Isabel. Estratégias de Leitura. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998. p. 21-37.

Nenhum comentário:

Postar um comentário