Carga Horária: 68h/a
Ementa: A disciplina se propõe a fornecer fundamentos teórico-metodológicos para a Matemática, na Educação Infantil, considerando o Referencial Curricular Nacional, a construção do pensamento lógico-matemático, a realização de atividades pré-numéricas e de jogos como recursos para a aprendizagem significativa de conceitos matemáticos básicos.
Bibliografia Básica
PONTES. Maria Gilvanise de Oliveira. MORENO. Maria Ivonisa Alencar. Saberes e Prática da Educação Infantil I: Lógica Matemática. Fortaleza- Publicação do Sistema UAB/UECE, 2010
Complementar
CORTELLA, Mário Sergio & LA TAILLE, Yves de. Nos labirintos da moral. Campinas: Papirus, 2005
FREIRE, Paulo, Pedagogia da Autonomia – saberes necessários à prática educativa. Coleção Leitura. Paz e Terra, rio de Janeiro, 2001.
PIMENTA, S.G; GHEDIN, E. (ORG.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e critica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2002.
GIROUX, H. A. Os professores como intelectuais. Rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem . Porto Alegre, Artes Médicas, 1997.
PERRENOUD, P. Práticas Pedagógicas, profissão docente e formação: perspectivas sociológicas. Lisboa: Dom Quixote, 1993.
PIMENTA, Selma Garrido e Ghedin, Evandro (Orgs.) Professor Reflexivo no Brasil – gênese e crítica de um conceito. São Paulo, Cortez, 2002.
_________ (org.). Saberes e pedagógicos e atividade docente, São Paulo: Cortez, 1999.
_________ (org.). Pedagogia e Pedagogos: dilemas e perspectivas. São Paulo: Cortez, 2002.
ROMÃO, José Eustáquio, Avaliação dialógica: desafio e perspectivas. São Paulo: Cortez, 2002.
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