sábado, 24 de dezembro de 2016

ARTE-EDUCAÇÃO

Carga Horária: 68h
Ementa: Introdução a teoria estética, noções da história da arte, histórico da arte na educação, a arte no desenvolvimento humano (música, artes visuais, dança, Teatro e Cultura Popular). Funções da Arte-educação. Teorias contextualistas e essencialistas da Arte educação. Arte como instrumento para o desenvolvimento da criatividade. Fundamentos e metodologia. Arte para desenvolvimento da percepção visual: conceito e operacionalidade. História da arte na escola do 1º grau. Estudos das cores: cor e luz e cor e tinta. Luz natural e artificial. Psicodinâmica das cores. A intuição estrutural na confecção de modelos experimentais tridimensionais. Desenvolvimento da percepção através da verificação dos conceitos dados. Desenho de observação: o campo plástico-ocupação sensíveis. Modelo e representação: a experiência visual e o desenho. A linha. A superfície. O espaço.

Bibliografia Básica
OLIVEIRA, Edite Colares. NASCIMNETO. Maria Valcidéia do. Introdução à Arte-Educação. Fortaleza, RDS, 2009.
Complementar
ABERASTURY, Arminda. A Criança e seus Jogos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1992.
BARBOSA, Ana Mae (org.) Arte/Educação Contemporânea: consonâncias internacionais. São Paulo: Cortez, 2005.
___. Inquietações e mudanças no ensino da arte. São Paulo: Cortez, 2002.
MASON, Rachel. Por uma arte-educação multicultural. Campinas: Mercado das Letras, 2001.

Nenhum comentário:

Postar um comentário