sábado, 24 de dezembro de 2016

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Carga Horária: 68h
Ementa: A origem e a evolução da psicologia do desenvolvimento, as concepções da psicologia do desenvolvimento na infância. O percurso histórico do conceito de infância. Crescimento e desenvolvimento humano: fatores, fases e aspectos biopsicossociais da infância. Teorias do desenvolvimento da infância. Infância e sociedade contemporânea.

Bibliografia Básica
XAVIER. Alessandra Silva. NUNES. Ana Ignez Belém Lima. Psicologia do Desenvolvimento. Fortaleza, RDS, 2009.
Complementar
BOCK, A. M. B; GONÇALVES, M. G. M.; FURTADO, O. (Orgs.). Psicologia sócio histórica: uma perspectiva crítica em psicologia. São Paulo:Cortez,2001.
CARVALHO, A.; SALLES, F.; GUIMARÃES, M. (Orgs.). Desenvolvimento e Aprendizagem. Belo Horizonte: Ed. UFMG. Proex-UFMG, 2002.
COLL, C. PALACIOS, J.;MARCHESI, A.(Orgs.).Desenvolvimento Matrizes do pensamento psicológico. Tradução Francisco FIGUEIREDO ,L. C. Petrópolis: Vozes,1993.
FERREIRA, Berta W. & RIES, Bruno Edgar. Psicologia e educação: desenvolvimento humano: infância. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2003
KAHHALE, E.M.P. Behaviorismo radical origens e fundamentos. IN: KAHHALE, Edna Maria Peters.(org.). A Diversidade da Psicologia. Uma Construção Teórica. São Paulo: Cortez, 2002.
OLIVEIRA, Z. M. (org) Creches: crianças, faz de conta e cia. Rio de Janeiro: Vozes, 1992
PAPALIA, D e OLDS, S. Desenvolvimento Humano. Porto Alegre: ARTMED, 2000
REBELO, R.A.A. causas e sujeitos - a educação problematizadora como proposta real de superação. Petrópolis (RJ): Vozes,2002.
RIES, B. & RODRIGUES, E.(Org). Psicologia e educação: fundamentos e reflexões. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004.
VYGOTSKY, L. S. A Formação Social da Mente. 5. ed.. São Paulo: Martins Fontes, 1994
___________ Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1995.

Nenhum comentário:

Postar um comentário