Carga Horária: 68h
Ementa: A filosofia e seus modos de pensar. O sentido da Filosofia da Educação. A compreensão da teoria do conhecimento nos seus fundamentos antropológico, ontológico e fenomenológico. Uma análise crítica do conhecimento, desde sua origem mitológica ao surgimento do logos como conceito de verdade. O conhecimento como processo e produto. A Educação a partir do contexto social que a envolve e que confere uma especificidade ao processo educativo.
Bibliografia Básica
MARINHO. Cristiane Maria. FURTADO. Elizabeht. MOURA. Epitácio Macário. COELHO. Maria Hercilia Mota. Filosofia da Educação.Fortaleza- 2º Edição-Publicação do Sistema UAB/UECE, 2010
Complementar
APLLE, M. W. Política cultural e educação. São Paulo: Cortez, 2000
ARANHA, M. L. A; MARTINS, M. H. P. Temas de Filosofia. São Paulo: Moderna, 1992.
CHAUÍ, M.Convite à Filosofia .9ªed.,São Paulo: Ática,1997.
GADOTTI, M. Concepção Dialética da Educação: Um estudo introdutório. 9ª ed.,São Paulo:Cortez,1995.
MANACORDA, M.A. Marx e a pedagogia moderna. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2.000
SAVIANI, D. Educação: do senso comum à consciência filosófica. 14ª ed. Revista. Campinas - SP: Autores Associados, 2002
Nenhum comentário:
Postar um comentário